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Comunicação Integrada – o esforço que gera resultado

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A comunicação integrada é a reunião de todos os esforços e possibilidades do empreendedor para divulgar o seu negócio de forma assertiva.

Se você tivesse apenas uma moeda para gerar uma venda em potencial?

Em qual meio de comunicação você faria esta aposta?

Na grande maioria das vezes, o empreendedor possui um pequeno orçamento de comunicação. A maior parte deste orçamento é desperdiçada em ações que acabam não gerando qualquer tipo de negócio.

Os resultados de ações de marketing têm impacto no médio e longo prazos, por isso, o investimento de hoje não resultará em vendas imediatas.

O consumidor precisa entender os elementos principais de sua oferta e para isso a comunicação integrada limita o conteúdo em uma única proposta de valor. Não é tão difícil reunir tudo aquilo que o cliente vê, ouve ou sente em tudo aquilo que você faz.

Alguns exemplos simples para integrar as ações:

  1. O uniforme do vendedor ou da equipe de atendimento pode conter as mensagens da oferta ou campanha.
  2. O banner em frente à sua unidade de vendas pode conter a campanha em evidência.
  3. A assinatura do seu e-mail pode conter a oferta em destaque.
  4. A mensagem eletrônica no telefone do seu atendimento pode apresentar a oferta ou campanha.
  5. O carro do entregador pode ter um adesivo que indica exatamente a campanha ou oferta.
  6. O cartão de visitas pode ter a mensagem da oferta.

Ou seja, tudo aquilo que impacta o cliente contribui para um único objetivo: claro e direto.

Então, tenho algumas perguntas antes de pensarmos em verbas limitadas de comunicação:

  • Você precisa falar com seus clientes?
  • Você tem pouca verba para fazer marketing?
  • Você precisa ser assertivo em suas apostas?
  • Você sabe quem são os seus compradores?
  • O seu produto ou serviço pode ser recomprado pelo consumidor? Com qual a frequência?

Se eu fosse começar um negócio do zero usando a comunicação integrada eu apostaria nas seguintes frentes:

  1. Marketing on-line: investir em comunicação dirigida on-line pode ser dispendioso se não for feito com critérios. Você precisa testar ferramentas disponíveis como Facebook ads, Google ads, entre outros. Faça pequenos investimentos, porém constantes.
  2. Papelaria barata: invista em materiais feitos em gráficas expressas, a qualidade não será 100% mas você terá cartões de visita, cartões postais, flyers de vendas, pastas de vendas à preços bem competitivos. Um exemplo: Atual Card.
  3. Parcerias em comunicação: invista em compartilhamento de clientes, se organize com seus vizinhos e multiplique a força de comunicação combinada. Você divulga para os clientes dele, ele divulga para os seus. Atenção: não adianta deixar material na recepção um do outro, você precisa trabalhar para fazer isso funcionar.
  4. Permutas: invista em trocas de produtos por comunicação, atenção: não faça um anúncio em um jornal de bairro sem entender o público deste veículo, e não esqueça de negociar também o preço da troca.

As 4 dicas acima fazem parte de alguma experiência que eu tive em comunicação integrada.

Quando você trabalha com o varejo, é importante estar presente na vida das pessoas, para ser lembrado na hora da escolha do consumo.

Além das apostas que descrevi acima, cito também o que você NÃO deve fazer:

  1. Patrocinar eventos: você NÃO deve patrocinar um time de futebol do bairro, um atleta esportivo, um evento social, o lançamento de um filme ou qualquer outro tipo de investimento que envolva a marca. A visibilidade da marca é importante, mas isso, deixe para o futuro.
  2. Comunicação de massa: você NÃO deve investir em comunicação de massa como rádio, jornal, revista ou outdoor, exceto se for permuta.
  3. Distribuir o produto para degustação: você NÃO deve distribuir o seu produto para que as pessoas experimentem, trabalhe com um desconto agressivo sobre o preço que vai praticar, assim você seleciona aqueles que podem comprar o seu produto daqueles que vão simplesmente usar sem futuro algum. Exceto se o seu público for corporativo, faça com moderação.

Não quero ser simplista neste artigo, apenas descrevendo 2 linhas em cada dica, você terá que testar o que serve e o que não serve em sua região. Um detalhe importante: os efeitos da comunicação integrada são de longo prazo. Portanto, os resultados de hoje, são fruto de trabalhos que você fez há algum tempo atrás.

Em alimentos, invista em canais agregadores de vendas como Ifood e Peixe Urbano. Se for possível, negocie taxas e comissões. Estes canais são de impacto de curto prazo pois concentram compradores de produtos e serviços e podem acelerar o conhecimento sobre o seu novo negócio.

Os investimentos em comunicação integrada dependem do perfil dos clientes que você quer atingir. Caso o seu público alvo sejam empresas.

O melhor trabalho para este público é a indicação, revise a sua lista de amigos e peça indicações: use o nome de seu amigo para conectar-se ao indicado.

A SUPERDICA que eu dou é de que a sua empresa precisa ter um site na internet que seja atrativo e caso você faça parte de uma rede, você pode direcionar seus clientes, sempre que possível para este canal. Se o site tiver uma forma de capturar e-mails e gerar comunicação espontânea, um dos objetivos das suas ações deverá ser fomentar o tráfego.

Os desafios para atrair clientes para o seu negócio serão constantes, não desanime.

Em alguns períodos a demanda pelos seus produtos e serviços será menor, por exemplo, em época de férias escolares algumas cidades tendem a esvaziar, em outros momentos há sazonalidade em função do clima. Nestes momentos em que você tem uma capacidade de atendimento maior do que o número de clientes compradores, aproveite para rever os resultados dos melhores períodos e invista em treinamento e também em novas abordagens para quando o mercado retomar o seu padrão de movimento.

A comunicação integrada é determinante para que o cliente consiga entender a proposta do empreendedor.

Os assuntos sobre marketing são bem amplos e completos, e neste artigo eu quis demonstrar a importância de simplificar a comunicação e investir de forma consciente.

Gostou? Se puder, deixe a sua mensagem para mim 😉

  • Ótimo artigo, parabéns!

    • Olá Ezequiel Medeiros, obrigado! Continue acompanhando este canal e sempre que possível me deixe o teu feedback sobre o conteúdo. Abração.